Pages

Labels

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Caminho Niemeyer

Dizem que a melhor paisagem de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro. Que ledo engano...

Para provar que isso é uma ilusão, vou dar apenas uma amostra de uma das belezas da cidade mais conhecida como "Cidade Sorriso" - Niterói, Nickty, Nikiti, Terra de Araribóia como queiram.

Apresento-nos o Caminho Niemeyer.

Com um complexo arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer a beira-mar, Niterói só é superada em quantidades de obras do artista por Brasília. O Caminho Niemeyer abriga as margens da Baía de Guanabara seis edificações, que estão funcionando atualmente, e têm o objetivo de promover a cultura artística na cidade.

Centro de Memória Roberto Silveira


Localizado ao lado do Teatro Popular, foi a segunda obra inaugurado do Caminho Niemeyer, em 2003. A construção lembra uma esfera cortada ao meio e foi erguida com o objetivo de reunir informações sobre a cidade de Niteroi e o Estado do Rio de Janeiro.




Av. Plínio Leite s/nº – Caminho Niemeyer Centro- Niterói | Tel: 2620-4806| 2613-2613
www.niteroiturismo.com.br
Visita guiada - Seg-Sex, 10h-17h |Sab-Dom e Feriados, 9h-17h
Gratuito

Estação Hidroviária de Charitas


O passeio pelo Caminho Niemeyer termina na praia de Charitas, a estação de catamarãs completa a linda paisagem vista no local. No salão panorâmico de embarque existem lojas e lanchonetes, além de um píer feito sobre estacas, o que minimiza o impacto ambiental. Se a fome apertar uma ótima dica é conhecer o restaurante Olimpo. Localizado em cima da estação é um dos melhores de Niterói.




Avenida Quintino Bocaiuva, s/n - Charitas - Niterói -
www.barcas-sa.com.br
Seg-Sex, 6h30- 21h
Bilhete: R$12,00
Restaurante Olimpo - 2º piso
Seg-Sab, 12h - 1h | Dom, 12h - 19h

Fundação Oscar Niemeyer


Situado em cima de um espelho d’agua, a sede da Fundação Oscar Niemeyer é constituída por um prédio em forma de espiral e um mezanino que pode ser acessado interna e externamente através de rampas. Anexo ao prédio principal, há ainda uma outra construção, que conta com uma parte semi-enterrada.




Avenida Plínio Leite s/nº – Caminho Niemayer- Centro- Niterói |Tel: 2620-4806| 2613-2613
www.niteroiturismo.com.br
Visita guiada - Seg-Sex, 10h-17h |Sab-Dom e Feriados, 9h-17h
Gratuito

Praça Juscelino Kubitschek


No trecho entre o Centro e o bairro de São Domingos, a Praça JK possui uma bela vista para a orla de Niterói e do Rio, além da Ponte Rio-Niterói. Niemeyer e Juscelino estão retrados em uma escultura em bronze, sentados em um dos bancos da praça.



 











Localizada na orla da Praia Grande (quase em frente ao Plaza Shopping)

Teatro Popular


Um pouco antes da chegada a cidade, pelas Barcas, já é possível entrar em contato com as curvas sinuosas do Teatro Popular. Ponto de partida do Caminho Niemeyer, o Teatro foi inaugurado em 1997 e apresenta um palco reversível, que pode ser utilizado na parte interna ou externa do Teatro, aumentando sua capacidade de 300 pessoas para 10 mil respectivamente.


 

Avenida Plínio Leite s/nº – Caminho Niemeyer | Centro- Niterói | Tel: 2620-4806| 2613-2613
www.niteroiturismo.com.br
Visita guiada - Seg-Sex, 10h-17h |Sab-Dom e Feriados, 9h-17h
Gratuito

MAC -  Museu de Arte Contemporânea


O Cartão-postal mais importante da cidade de Niterói impressiona por suas formas arquitetônicas e é uma obra à ser admirada por sí só. Com vista panorâmica da Baía de Guanabara, o Museu de Arte Comtemporânea, inaugurado em 1996, abriga o acervo de mais de 1200 obras do colecionador João Sattamini, além de quase 400 obras doadas por artistas que realizaram exposições no museu. No segundo andar, a varanda envidraçada descortina um belo visual para o Corcovado e Pão de Açucar. O museu também conta com auditório, biblioteca – com 40 mil documentos sobre a arte moderna e contemporânea– e um bistrô.




Avenida Gal Milton Tavares Souza, Mirante da Boa Viagem, Boa Viagem
Tel: 2620-2400 | 2620-2481
www.macniteroi.com.br
Entrada franca às quartas-feiras
Ter-dom, 10h-18h.
Ingressos: R$6,00

0 comentários:

Postar um comentário