Pages

Labels

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MAR - Museu de Arte do Rio


O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar.


O MAR está instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. O antigo palacete abriga as salas de exposição do museu. O prédio vizinho é o espaço da Escola do Olhar, que é um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino.

Como recomenda a UNESCO, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais – sob a forma de exposições, catálogos, programas em multimeios e educacionais. Com sua própria coleção – já em processo de formação por meio de aquisições e doações correspondentes à sua agenda – o MAR conta também com empréstimos de obras de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil para a execução de seu programa.

O MAR, inaugurado em março de 2013, funciona como um espaço proativo de apoio à educação e trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e outras secretarias de Educação. A Escola do Olhar desenvolve um programa acadêmico, construído em colaboração com universidades, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais.
Exposições



“Pernambuco Experimental” traça um panorama da produção da arte experimental no estado entre as décadas de 1900 e 1980, quando Pernambuco foi palco de investigações artísticas que romperam fronteiras de linguagens e regionalismos. Com curadoria de Clarissa Diniz e Paulo Herkenhoff, a exposição ocupará 600 m² do MAR com cerca de 450 obras – entre pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, músicas, performances e documentos desse período. Na programação estão previstos ainda uma mostra de filmes, um ciclo de debates e o lançamento de um livro.

                                                   10/12/2013 A 30/03/2014
“Pinturas Cegas” teve início no dia 19 de novembro, dois dias antes de Tomie Ohtake completar seu centenário. A exposição apresenta 24 obras realizadas pela artista com os olhos vendados, entre os anos de 1959 e 1962.  A luz na obra de Tomie Ohtake trafegou entre o excesso e a tenuidade, entre a construtividade da cor pela sombra e a privação do olhar como risco operacional que aproximava escuridão e cegueira do processo de produção do olhar. A artista traça o caminho da luz por extremos. Entre a exaustiva presença e a absoluta falta dela, em um mundo de entrelaces de sombras, cegueira, luminosidade plena e vibração da cor que revelam o aparato conceitual que enlaça sua trajetória, na qual se destaca o conjunto dessas pinturas.

19/11/2013 a 2/2/2014
Berna Reale: Vazio de Nós” critica as injustiças e desassistências sociais que produzem um enorme contingente de indivíduos sem sonhos, habitantes de zonas marginalizadas constituintes de uma geografia global da exclusão.
Esta individual traz ao MAR cinco performances para vídeo realizadas entre 2011 e 2013 em Belém. Sem/Título, Palomo, Ordinário, Soledade e Americano são obras dedicadas às vítimas de abusos de poder; de comandos de extermínio; aos encarcerados; aos que enlouquecem na indigência social, nas ruas ou nas mãos do Estado.

                                     03/09/2013 a 29/12/2013


imagináRio” desdobramento da exposição Rio de Imagens: uma paisagem em construção, imagináRio pretende ampliar a discussão em torno da construção social da paisagem carioca.

Localizada no andar concebido como espaço permanente para exposições dedicadas ao Rio de Janeiro, imagináRio agrega trabalhos que apontam para uma contínua reflexão. É o caso do legado dos grupos étnicos que contribuíram para a formação do tecido social que povoou e deu diferentes contornos à paisagem do Rio de Janeiro. Dentre estes, a exposição lança um olhar sobre a presença africana, assunto ao qual o Museu dedicará um extenso programa de ações.

                                                                                             06/08/2013 a 16/03/2013

Horário das Exposições

Terça (durante o verão) 10h às 19h

Quarta a domingo 10h às 17h

Valor do Ingresso

Geral R$ 8,00

Meia-entrada R$ 4,00

 Aceitamos pagamento em dinheiro ou cartão (Visa ou Mastercard)

Gratuidade: Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.

Visitas: Têm duração de 1 hora e 30 minutos e são realizadas entre 9h30 e 16h30. Os grupos devem ter no máximo 40 pessoas.  

Para agendar uma visita mande e-mail para agendamento@museudeartedorio.org.br ou ligue 3031 2742.

Serviços:

Restaurante Mauá localizado na cobertura da Escola do Olhar, funciona de terça a quinta, das 12h às 17h e de sexta a domingo, das 12h às 20h.

Cristóvão Café e Bistrô divide com a loja Novo Desenho o espaço Pracinha Mauá, dedicado a acolher e integrar os visitantes do Museu de Arte do Rio. O café prima pela utilização de ingredientes de qualidade, preparo acurado e apresentação apetitosa. O cardápio valoriza a culinária brasileira e propõe a releitura refinado de pratos e ingredientes nacionais. O Cristóvão Café e Bistrô possui instalações arrojadas, coerentes com a arquitetura do MAR.

Loja Novo Desenho  apresenta produtos inovadores, de alta qualidade e coerentes com a identidade do MAR. A loja compõe a Pracinha Mauá, área externa de acolhimento do Museu. A Novo Desenho apresenta produtos de designers consagrados e de profissionais que começam a despontar no mercado. A loja é uma extensão do MAR, integrando-se ao seu conceito arquitetônico e às suas atividades, com o compromisso de criar um ambiente de exposição e valorização do design e da criatividade brasileiras, com destaque para a iconografia do Rio de Janeiro.

Projeto “Conheça o MAR”

No dia 22 de dezembro, 11h, o MAR convida os visitantes a conhecerem o museu e suas exposições na companhia do educador .

Local: Pavilhão de Exposições

MAR – Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
Horário: 10h às 17h, de terça a domingo

0 comentários:

Postar um comentário