Pages

Labels

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Veja 10 dicas para viajar sem preocupações nas férias

Alô galera que vai curtir as festas e as férias viajando de carro. Antes de viajar procure saber como está o funcionamento do seu carro. Peça ao seu mecânico que dê uma geral no carro.

Siga algumas dicas para que a sua viagem seja ótima, você vá e volte sem nenhum problema.
E lembre-se "Se beber não dirija e se dirigir não beba"






Inspeção preventiva ajuda a evitar imprevistos e acidentes durante a viagem
As férias e as festas de fim de ano estão aí e é época de chamar toda a família e pegar a estrada. Mas, antes da diversão, é importante verificar seu automóvel e seus itens de segurança para afastar qualquer risco de acidentes ou multas durante a viagem.




Confira: 

1) Dentre os itens que precisam ser revisados, os pneus estão entre os mais importantes. Em primeiro lugar, deve ser verificado seu desgaste. Trafegar com os pneus carecas, além de perigoso, configura uma infração de trânsito. Para fazer isso basta checar se o pneu atingiu o limite de 1,6 mm de profundidade dos sulcos.  

2) Os pneus devem ser calibrados semanalmente de acordo com a indicação do manual do veículo fornecido pelo fabricante. É importante calibrá-los levando em consideração o peso que será levado no veículo. Além dos quatro pneus, o estepe não pode ser esquecido. 

3) Verifique as ferramentas obrigatórias. A lista inclui macaco, chave de roda e triângulo. A ausência de qualquer um destes itens determinados pela legislação pode gerar uma multa de R$ 127,69, além da soma de cinco pontos na carteira de habilitação, por se tratar de uma infração grave. 

4) Inspecione o nível do óleo. Se estiver muito baixo, a sugestão é trocar tudo de uma vez. Em geral, o líquido deve ser reposto entre 5 mil e 7 mil quilômetros rodados, dependendo do fabricante do veículo. Aproveite para verificar o filtro de óleo. Ele deve ser substituído a cada duas trocas. 

5) A parte elétrica também deve ser verificada. Além de importante para a segurança, pode gerar multa caso esteja em desacordo com a legislação de trânsito. Desta forma, a iluminação de sinalização (setas, pisca-alerta, luzes de freio, faróis alto e baixo, lanterna) e a buzina devem estar em ordem. A iluminação das placas, embora muitas vezes ninguém se lembre dela, também precisa de verificação. 

6) Cheque os limpadores de para-brisa para que a visibilidade não seja prejudicada. Caso exista formação de faixas ou riscos no para-brisa, ruídos, trepidação, lâmina quebradiça, torta ou rasgada é hora de trocá-las. Também é recomendado colocar um aditivo do tipo detergente no reservatório de água do limpador para aumentar a eficiência da limpeza. 

7) Verifique o extintor. Para isso, cheque a validade do casco e de seu conteúdo. Este pode ser observado facilmente pelo ponteiro na parte superior. Ele deve estar posicionado na área verde do gráfico. Caso esteja na amarela, a peça deve ser substituída ou o motorista corre risco de levar multa. 

8) Atente para os níveis do fluído de direção hidráulica, água do radiador e dos freios, bem como as condições de seus discos e pastilhas. 

9) Além da parte mecânica e elétrica, não deixe de verificar se os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente. Eles devem ser usados por todos os ocupantes do veículo, mesmo para percorrer pequenas distâncias. Crianças devem sempre viajar no banco traseiro, com cinto de segurança. Caso elas tenham menos de quatro anos é necessário o uso de cadeirinhas apropriadas, que devem estar presas pelo cinto de segurança. 

10) Finalmente, respeite os limites do carro. Cuidado com o excesso de carga e objetos soltos dentro do veículo. Também respeite seus limites. Não dirija caso esteja cansado ou com sono. Conduzir um veículo nessas condições é tão arriscado quanto dirigir alcoolizado.

Fonte: Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário