Pages

Labels

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Exposição: Tezuka, o rei do mangá

Para quem é fã de Mangá e Astro Boy, não pode perder a exposição "Tezuka, o rei do mangá", que começa no dia 18/12/2013, no Castelinho do Flamengo.

Considerado o pai do mangá e criador de histórias e personagens que se tornaram famosos em todo o mundo, como Astro Boy e Kimba – o Leão Branco, o desenhista japonês Osamu Tezuka (1928-1989) ganha uma abrangente exposição a partir de 18 de dezembro, no Castelinho do Flamengo. Com curadoria e direção de arte de Daniela Thomas e Mari Alves Pinto, patrocínio da Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura e realização da Em foco, a mostra reúne desenhos, entrevistas e vídeos que traçam um panorama do artista.

“Unindo a caligrafia oriental, a uma narrativa iconográfica ocidental, uma energia filosófica e um amplo conhecimento da maquinaria cinematográfica, Tezuka divulgou o mangá e experimentou diversos estilos de animação”, explica a curadora Daniela Thomas.

Osamu Tezuka (1928 – 1989), nascido em Toyonaka, no Japão, foi um criador incansável de histórias em quadrinhos, de desenhos animados e de um sem-número de personagens que encantaram e influenciaram várias gerações, no Japão e além.

Com uma produção extensa e variada – que durou aproximadamente 40 anos desde a sua primeira publicação, deixando 150 mil páginas desenhadas, 100 animações produzidas – Tezuka não acreditava que seus quadrinhos deveriam estar expostos em museu.

No primeiro andar, Tezuka Pop, pode-se ver aproximadamente 40 imagens, divididas em duas salas, de alguns de seus mangás e animês reproduzidos em uma escala que amplia detalhes de seus quadrinhos, paisagens de 1m x 2,40m, com uma seleção de seus mais conhecidos personagens, tais como Black Jack, Astro Boy, Kimba – o Leão Branco, A princesa e o Cavaleiro, Buda, entre outros. Há também um documentário acompanhando a produção de um de seus projetos. Tezuka também criou mangás contestatórios, a nível político e sexual, aqui representados por Black Jack e Song of Apollo.

Nas outras três salas, todas de vídeo, as animações serão projetadas no teto, onde as pessoas assistirão confortavelmente deitadas em meio a almofadas coloridas. São aproximadamente 2 horas e 30 minutos de imagens cheias de humor, em diversos estilos, sem compromisso narrativo, que apresentam o olhar crítico de um homem apaixonado e de um visionário frente a temas como a guerra e a ecologia. Há também uma entrevista de 19 minutos sobre a sua relação com a animação.

As salas estão também recheadas de frases com curiosidades e citações sobre a vida e a obra deste desenhista, roteirista, animador, que alternava-se entre realidade e fantasia com grande facilidade e cujo impacto ainda hoje se pode sentir no universo pop internacional







SERVIÇO:

Exposição ‘Tezuka, o rei do mangá’

Curadoria e direção de arte: Daniela Thomas e Mari Alves Pinto

De 18 de dezembro a 16 de março de 2014

Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo

Praia do Flamengo, 158 - Flamengo

De terça a domingo, das 10h às 18h

Tel: 2205-0655 / 2205-0276

Entrada franca

tezukaoreidomanga.com

Fonte: Jornal O Fluminense

0 comentários:

Postar um comentário