Pages

Labels

sábado, 25 de abril de 2015

Roteiro turístico em Niterói com o Rolé Carioca


O Rolé Carioca faz uma edição no domingo apresentando Niterói e sua história ao passar por vários pontos da cidade.

A terceira edição do Rolé Carioca, no Centro do Rio, foi tão boa e atraiu tanta gente que o evento vai atravessar a “poça” e vir para Niterói. O dia marcado é no domingo, dia 26, às 9h, na Praça XV, e às 9h30 na Praça Arariboia. O público presente poderá acompanhar os professores de História, comandados por Rodrigo Rainha e William Martins, e conhecer mais e melhor a Cidade Sorriso ou Nikiti, como também é chamada carinhosamente. Como em todos os 14 passeios anteriores, essa verdadeira aula de História e Cultura nas ruas é gratuita e não necessita de inscrição.

O roteiro prevê o seguinte trajeto: Estação das Barcas, Praça Arariboia, Palácio Arariboia, Teatro Municipal, Praça JK, Paço Municipal, Praça da República e Teatro Popular Oscar Niemeyer. Os primeiros passos em Niterói serão dados no Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico de grande valor cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com este conjunto, Niterói se tornou a segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto, perdendo apenas para Brasília. O Caminho Niemeyer possui atualmente sete equipamentos urbanos: Memorial Roberto Silveira, Fundação Oscar Niemeyer, Teatro Popular, Praça JK, Centro de Cinema Petrobras, Museu de Arte Contemporânea e a Estação Hidroviária de Charitas.
Citado pelos historiadores como o marco do teatro brasileiro, o Teatro Municipal de Niterói será outro lugar visitado. O prédio (totalmente restaurado entre 1992 e 1995) passou pela mais completa e rigorosa restauração que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro. Passou a se chamar Teatro João Caetano em homenagem ao grande ator que o explorou de 1842 até sua morte, em 1863.

A Praça da República é um conjunto arquitetônico erguido para lembrar o fato histórico e os célebres fluminenses que por ela lutaram. Tombado pelo Patrimônio Estadual, todo em estilo eclético, foi construído no início do século XX, e tem em seu entorno a Biblioteca Pública Estadual, a Câmara Municipal de Niterói (antiga Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o Liceu Nilo Peçanha (antiga Escola Central), sede regional da Policia Civil (antigo Palácio da Polícia) e o Fórum de Niterói do Tribunal de Justiça de Estado (antigo Palácio da Justiça).


A Praça Martim Afonso, mais conhecida como Praça Arariboia, foi inaugurada em 1911 e recebeu este nome em homenagem ao fundador da cidade de Niterói, o cacique Araribóia. O Palácio Arariboia foi a primeira sede da prefeitura de Niterói, inaugurado em 1910, por isso é chamado de “prefeitura velha” pelos moradores da cidade. Com o retorno da cidade à condição de capital do Estado do Rio de Janeiro, Niterói passou por intervenções urbanas intensas em sua infraestrutura. O prédio só foi batizado de Palácio Arariboia em 1973, em comemoração aos 400 anos de Niterói. Posteriormente, já na década de 1980, a prefeitura foi transferida para um prédio moderno também no Centro. Atualmente, o Palácio Arariboia abriga a Secretaria Municipal de Fazenda e vários órgãos públicos municipais e passa por uma restauração.

0 comentários:

Postar um comentário