Pages

Labels

terça-feira, 28 de abril de 2015

Atenção pessoal: a volta do Cine Odeon está marcada para o dia 20/05/2015



O histórico letreiro do Odeon, que há décadas estampa a fachada do prédio onde funcionava o cinema, na Cinelândia, será mantido — mesmo após a reabertura do local com outro nome, no próximo mês.

Nesta segunda-feira, internautas manifestaram indignação depois que circulou nas redes sociais uma foto (veja abaixo) em que funcionários aparecem retirando o letreiro no último sábado, por volta das 15h. Mas, de acordo com o Kinoplex, nova marca do Grupo Severiano Ribeiro, o letreiro foi removido apenas para ser substituído por um mais novo nas próximas semanas.

O cinema fechou em junho do ano passado para reformas. Inaugurado em 1926, era administrado pelo Grupo Estação e abrigava eventos importantes, como o Festival do Rio, mas foi devolvido ao proprietário depois que os arrendatários contornaram a crise financeira que ameaçou fechar os cinemas do circuito do grupo.

O espaço reabrirá no dia 20 de maio rebatizado de Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro — o novo nome, porém, vai ser fixado abaixo das tradicionais letras vermelhas do Odeon. Além de filmes, o estabelecimento abrigará cursos, palestras, além de sessões de ópera e balé.

Novo espaço, um dos cinemas de rua mais antigos do Rio, abrigará também palestras, cursos e pré-estreias de filmes

Com a mudança, o novo Odeon deixará de ser um espaço exclusivo para exibição diária de filmes.

Ele não será mais um cinema sete dias por semana. Um dia ele poderá abrigar uma maratona temática, em outro abrigará sessões de ópera ou balé, abrigará pré-estreia de filmes importantes, e será palco de cursos e palestras, a partir de de parcerias criadas com universidades.

O Cine Odeon é a última sala da Praça Floriano, no Centro do Rio. Em seu entorno já funcionaram outros cinemas, como o Cineac Trianon, o Parisiense, o Império, o Pathé, o Rex, o Vitória, o Metro, e o Palácio, abertos no início do século passado, formando um conjunto que inspirou o nome do bairro. O Kinoplex já começou a negociar parcerias com entidades como a PUC Rio e a Academia Brasileira de Cinema.
Letreiro do Odeon será mantido na Cinelândia mesmo após reabertura com outro nome.

0 comentários:

Postar um comentário