Pages

Labels

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Hip Hop Sensations no Teatro Popular




O Teatro Popular vai virar palco do ‘Hip Hop Sensations’, que reúne grafite, rap, DJ e Bboy no dia 18

 A expressão e a arte urbana vão tomar conta de Niterói. O evento Hip Hop Sensation acontece no próximo sábado, dia 18, em um dos cenários mais famosos da cidade, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, embalado com o ritmo vibrante e singular do rap.

O movimento hip-hop tem um valor histórico para a sociedade desde suas raízes no século XX. Nascido nos Estados Unidos, a onda cultural veio como um meio de reação aos conflitos sociais que eram comuns na época e que, de certa forma, ainda se fazem presentes.

No Brasil, o hip-hop foi adotado principalmente pelos negros e menos favorecidos, se tornando a voz das periferias. Por meio de composições fortes e letras marcantes, o movimento se resume na cultura das ruas.

Atualmente, esse é o meio que as pessoas encontram para manifestar a sua insatisfação com o preconceito racial e a exclusão social. É através desse ritmo que muitos encontram a ressocialização de jovens de periferia, que vivem somente nas favelas e esquecem o que o resto da cidade tem a oferecer. Essa arte tem o poder de romper as barreiras mais complexas entre as diferentes classes sociais.

O ritmo basicamente é composto por quatro manifestações artísticas: o rap, que vem da sigla ‘rhythm and poetry’, o som dos DJs acompanhando os cantos do rap, a dança break e as pinturas em grafite. Portanto, como o próprio nome diz, nem o ritmo nem a poesia ficarão de fora do evento.

A apresentação terá, ainda, a presença do rapper Kaerre, do Bboy Miguel Arcanjo, do DJ Gringo, além do grafiteiro Moy, que fará as pinturas ao vivo durante a realização do evento. O que não pode faltar é a grande batalha entre os Bboys e Bgirls, que dão o tom de hip-hop ao show.

O projeto tem como principal objetivo articular políticas públicas que promovam o hip-hop enquanto ferramenta educacional cultural. O evento pode estimular os debates sociais que promovam a arte urbana, fundamental para a transformação social.

Difusão - Ainda que tenha nascido em locais mais carentes e direcionados à desigualdade social, hoje o ritmo contagiou o País e reúne pessoas de todas as tribos e classes.

Para participar do evento basta estar pronto para entrar na batalha breaking, tanto dos Bboys, quanto dos Bgrils. As inscrições serão realizadas uma hora antes do evento, no próprio Teatro Popular, pela taxa de R$10. Mas é preciso chegar cedo para garantir a sua vaga, pois elas são limitadíssimas.

O DJ Gringo, que carrega a responsabilidade de agitar a galera, afirma que ainda há um certo preconceito com o ritmo.

Apesar disso, o ritmo tem alcançado cada vez mais pessoas pelo mundo inteiro e a expectativa é que essa projeção só aumente, para que mais pessoas conheçam e façam parte do universo que tem uma causa social admirável.

Uma das atrações principais, o Kaerre, encontrou no rap um modo de mudar de vida.

Como ele mesmo prefere dizer, o rap é a principal ferramenta de diálogo com as pessoas. Nos seus shows, o público varia entre jovens e adultos, mas é movido por pessoas que pensam de forma diferente da maioria da sociedade.

Cantando músicas que fazem parte do próximo EP e trechos de singles que serão lançados até setembro, Kaerre se mostra ansioso para participar da batalha, admirando o que Niterói tem de melhor para oferecer.

0 comentários:

Postar um comentário