Pages

Labels

terça-feira, 16 de junho de 2015

Feira das Yabás e Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebem - Sombrinha - 21/06/2015


Neste Domingo, dia 21 de Junho, a partir das 13h, tem Feira das Yabás. O cantor Sombrinha, fundador do Grupo Fundo de Quintal, é o convidado  da Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A feira que acontece todo segundo domingo de cada mês, terá uma edição neste mês. O evento acontece na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio.  já  passaram por lá , grandes nomes da MPB, como: Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Almir Guineto e Jongo da Serrinha, entre outros.

A Feira das Yabás, conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012, apoio da TV Globo, realização do Instituto Rio Ciltural e a  produção da Conceito A Mais. O evento conta com barracas de comidas de origem africana-carioca, como Tripa Lombeira, Feijoada e Vaca Atolada, que se unem a roda de samba de raiz que animam uma multidão todo segundo domingo de cada mês. 
    
Sobre as Rodas de Samba:
Esse mito de origem do samba brasileiro - comprovado por várias fontes históricas - gira em torno da famosa Tia Ciata e de sua casa na Rua da Alfândega, e depois na cidade nova, no Rio de Janeiro. Tia Ciata era uma mãe de santo baiana que havia chegado ao Rio no início do século xx. Sua casa sintetiza os principais elementos que estão na origem do samba carioca: a presença dos migrantes baianos, do samba-de-roda e do candomblé. Donga que, em 1916, gravou “pelo telefone”, e João da Baiana, juntamente com Pixinguinha e outros músicos importantes da época, frequentavam as rodas de samba da casa de Tia Ciata e o Bairro de Oswaldo Cruz,  teve, e tem em sua história várias Espécies de Tia Ciata.D Ester,  Vovó Martinha , Vovó Dorotéia , Dona Neném do Bambuzal , Dona Ercilia , Dona Neném Tia Doca e Tia Surica são as principais delas.

Serviço:
O que: Feira das Yabás - gastronomia e roda de samba, com: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz.
Convidado: Sombrinha
Onde: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro
Quando: Domingo, 21/06/2015, a partir das 13h

Evento: Gratuito

0 comentários:

Postar um comentário