Pages

Labels

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Musica Brasillis – Rio 450 anos de música


Exposição retrata história das práticas musicais no Brasil


O Espaço Tom Jobim vira palco de uma exposição que resgata séculos de práticas musicais no Brasil. “Musica Brasillis – Rio 450 anos de música” reúne instrumentos, vídeos e instalações musicais de 4 de setembro a 2 de novembro, com entrada franca.

Exposição recupera repertórios do tempo dos índios tupinambás ao funk contemporâneo

Com curadoria da cravista e doutora em Informática Rosana Lanzelotte, a exposição é uma iniciativa pioneira no país que funciona como um piloto do primeiro museu de música nacional. O projeto se apóia nos conteúdos reunidos ao longo de cinco anos para o portal Musica Brasilis, que realiza um minucioso trabalho de resgate e difusão do material. Neste ano, o destaque será para os compositores brasileiros Alberto Nepomuceno (150 anos de nascimento), Glauco Velasquez (100 anos de morte), Guerra-Peixe e Dorival Caymmi (100 anos de nascimento).

A exposição exibe o vídeo Imagens da Música, que mostra desde a reconstituição dos cantos tupinambás, anotados por Jean de Léry em 1557, passando pelos carros alegóricos que desfilaram no Carnaval de 1786, gravuras de Debret e Rugendas retratando escravos e suas práticas musicais, até grafites do século XXI. Será exibido o documentário “A Árvore da Música”, de Otávio Juliano, que fala sobre o emprego do pau-brasil na construção de arcos de instrumentos.

Serviço:

O Que: Musica Brasillis- Rio 450 Anos de Música

Quanto: Grátis

Onde: Espaço Tom Jobim, Praça Santos Dumont, 1008, Gávea, Rio de Janeiro – Tel (21) 2274-7012

Quando: De 04/09 a 02/11 Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 18:00h

0 comentários:

Postar um comentário