Pages

Labels

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Caminho dos Museus em Niterói










 
 
 
Nos bairros de Boa Viagem e do Ingá, encontra-se um circuito turístico-cultural que reúne o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu do Ingá, o Museu Antônio Parreiras e o centro cultural do Solar do Jambeiro.

Museu de Arte Contemporânea - Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1996 com o acervo do colecionador de João Sattamini. No subsolo, encontra-se uma reserva técnica, um restaurante e um auditório. A criação do MAC colocou Niterói na rota turística do Estado e do país e deu início ao projeto – em fase de finalização – do Caminho Niemeyer.(Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem Tel.: 2620-2400/2620-2481. Visitação: 3ª feira a domingo (10/18h); 2ª feira: Fechado. Funcionamento do Espaço Expositivo: 3ª feira a domingo (10/18h). Funcionamento do Pátio: 2ª feira a domingo (9/18h). Durante o horário de verão, aos sábados e domingos, o museu funcionará excepcionalmente até 19h.)

Museu do Ingá – O Palácio Nilo Peçanha, sede do Museu de História e de Arte do Estado do Rio de Janeiro, é mais conhecido por Palácio do Ingá. Foi construído por volta de 1860. Em 1903, a capital fluminense foi novamente transferida de Petrópolis para Niterói e o presidente do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, adquiriu o Palacete para ser residência oficial dos chefes do Executivo fluminense.

Em 1975, com a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, o prédio passou a abrigar o Museu de Artes e Tradições Populares (1976) e o Museu Histórico do Estado do Rio de Janeiro (1977). Em 1991, os dois museus passaram a formar o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro. (Rua Presidente Pedreira, 78 - Ingá Tel.: 2717.2893/2717.2790. Visitação: 3ª a 6ª feira (11/17h) e aos sábados, domingos e feriados (15/17h). Entrada franca.)

Museu Antônio Parreiras – Criado em 1941, pelo então Governador Amaral Peixoto, foi o primeiro museu brasileiro dedicado a um só artista. Tombado pelo IPHAN em 1957, a antiga casa do pintor, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, abriga várias salas de exposição. Nessa casa, Antônio Parreiras viveu até sua morte, em 1937. A Vila Olga, antiga residência da filha de Parreiras, foi transformada em reserva técnica em 1994. (Rua Tiradentes, 47 - Ingá Tel.: (21) 2717.1000. Visitação: 3ª a 6ª feira (10h/17h); Sábados, Domingos e Feriados (13h/17h). Entrada Franca.)

Solar do Jambeiro - Construído em 1872 pelo rico português Bento Joaquim Alves Pereira, o Solar é um exemplar da arquitetura residencial urbana do Século XIX. Em 1892, foi adquirido pelo diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, que, em 1920, passou a morar no local. Foi tombado pelo IPHAN , em 1974. O Solar foi desapropriado numa iniciativa do prefeito Jorge Roberto Silveira. (Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos Tels.: 2109.2222/2109.2223. Visitação: 3ª a 6ª feira (13/18h) e sábados e domingos (10/18h). As 4ª feiras, entrada franca.)

Caminho Niemeyer
Visitas guiadas gratuitas
Diariamente, das 10 às 17 horas

Segunda cidade do mundo com o maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer.

O Caminho, atualmente, é composto por 07 equipamentos urbanos.

O Centro de Memória Roberto Silveira assemelha-se a uma esfera cortada ao meio em formato de elipse. O projeto é reunir informações, em vários suportes, sobre a cidade e o estado do Rio digitalizadas em arquivos fotográficos e em papel, tornando-se um local de concentração de dados e informações a respeito da cidade para até 300 mil títulos.

A Fundação Oscar Niemeyer, constituída por um prédio principal em forma de caracol, tem ainda um mezzanino com acesso interno e externo através de rampas onde ficarão permanentemente expostas o acervo de obras do professor Oscar Niemeyer. O prédio fica em cima de um espelho d´água e, anexo a este, há uma construção com uma parte semi-enterrada.
 
O Teatro Popular foi inaugurado em 2007 e comporta 300 lugares. O palco apresenta parte anterior reversível, que se abre para uma ampla praça podendo abrigar espetáculos ao ar livre com capacidade máxima para 10.000 lugares. Seu traçado sinuoso é característico de seu criador e seus painéis retratam desenhos alegóricos de mulheres.

 
O Caminho continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek (JK). Nela, estão representados em estátua o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

 
Seguindo pela orla marítima, chega-se ao Centro de Cinema Petrobras. Um prédio - em fase de acabamento -, cuja estrutura lembra um rolo de filme, que terá salas de projeção e um Museu do Cinema.
 
Continuando o passeio pela orla, avista-se o Museu de Arte Contemporânea. Tal como uma flor, o MAC ‘nasce’ do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho d'água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante através de curvas livres às entradas dos pavimentos superiores.
Na primeira entrada, fica o pavimento de recepção e administração. Logo acima, o segundo pavimento abriga o salão central de exposições envolto por uma varanda circular envidraçada, destinada também a exposições, de onde se pode admirar a paisagem panorâmica da Baía de Guanabara.
 
 
Terminando o passeio, na Praia de Charitas, avista-se a Estação Hidroviária de Charitas, ligando Rio e Niterói. Com um salão panorâmico de embarque, lojas de conveniência e um terraço, é considerada uma das melhores estações hidroviárias do País. Um de seus destaques é o recuo em relação à linha d’água e um píer sobre estacas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental. Completando o ambiente, possui um belo restaurante com deslumbrante vista da Baía de Guanabara.
Foi anunciado recentemente que o Caminho Niemeyer receberá três novas construções: uma torre de 60 metros, com restaurante e mirante no topo, um centro de convenções e uma escultura. Todos os projetos são do próprio Oscar Niemeyer. A torre terá 60 metros de altura e será ladeada pelo Teatro Popular e pelo Memorial Roberto Silveira.

0 comentários:

Postar um comentário