Pages

Labels

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A história da rede - Centro Cultura da Caixa

A exposição "No Balanço da Rede" apresenta, na Caixa Cultural, a história do primeiro item mobiliário do país, de origem indígena, que é um dos patrimônios culturais brasileiros.
Estão reunidas 50 redes do país todo, de diversos modelos e épocas: trançadas, tecidas, rendadas e bordadas. Desde a ini, como era chamada pelo índio brasileiro, feita em fibra, passando pelas mais sofisticadas, até as atuais.
Podem ser conferidas peças produzidas em comunidades indígenas, tramadas em fibras como tucum, buriti e carnaúba, além de redes com as "varandas" de crochê e bordados, que surgiram na Casa Grande, quando passaram a ser tecidas em algodão.
"No Balanço da Rede", também exibe exemplos selecionados da produção semi-industrial, fonte de subsistência para muitas famílias e até cidades no Brasil.
Ambiente lúdico
A cenografia, criada por Guilherme Isnard, é lúdica e divertida. No espaço, as redes aparecem entre plantas e objetos de arte popular para acentuar a espacialidade da exposição, em cartaz até 23/2.
Esculturas assinadas por A. Marinheira, Resendio, Roberto de Almeida, R. Vital e Joca também compõem o ambiente.
Além disso, fazem parte do projeto que recebe consultoria do pesquisador alemão Joseph Köpf, imagens de redes contemporâneas e seu uso por arquitetos e artistas como Lúcio Costa, Hélio Oiticica e Neville D'Almeida.
Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Das 10h às 21h. Grátis. 
 
Fonte: Destak

0 comentários:

Postar um comentário