Pages

Labels

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Quinta da Boa Vista - espetáculo Currupita - 22/05/2016



 A borralhona Currupita vive lavando, passando e cozinhando, esperando pelo par perfeito para o casamento. Cansada de esperar, desperta de sua passividade feminina para conquistar o “príncipe encantado”. O Grupo Off-Sina apresenta o espetáculo de circo-teatro de rua  "A Borralhona" nos jardins da Quinta da Boavista, no próximo domingo (22), às 11h. O espetáculo serve de reflexão sobre o papel da mulher, aliando momentos de surpresa e emoção com rara delicadeza e fineza de humor. O melhor de tudo: a apresentação é gratuita e aberta para o público de todas as idades.


Inspirada na ópera “La Cenerentola”, um melodrama cômico de Gioacchino Rossini, o espetáculo pretende através da arte do riso, da alegria, da vivacidade, da pureza e da ingenuidade, revelar os segredos da alma feminina. Nesta montagem, a palhaça Currupita, na pele da bela e passiva Gata Borralhona não contribui para reforçar o estereótipo da beleza inocente, vítima da malvadez criminosa. Pelo contrário, Currupita mostra o lado ativo, explosivo e determinante de uma mulher à procura da sua alma gêmea.

A Borralhona é um espetáculo de circo-teatro de rua que proporciona uma reflexão sobre a importância do papel feminino na arte do riso, através do olhar da palhaça Currupita e torna evidente a força da comicidade feminina, desabrochada num corpo frágil, delicado, regido pela sutileza da graça. A apresentação acontece ao lado do posto de informações, lugar conhecido do público que frequenta a Quinta da Boa Vista.

A Ocupação Cultural da Quinta da Boa Vista consiste na realização de apresentações de espetáculos de circo-teatro de rua do Grupo Off-Sina e de grupos convidados, objetivando o deslocamento do Grupo Off-Sina da sua sede pública – o Largo do Machado - para um outro contexto cultural. É mais uma iniciativa do Off-Sina que pretende dialogar e difundir seus ideais de ocupação e ressignificação das ruas, praças e jardins como os espaços mais democráticos e vivos para a manifestação artística, consolidando a Quinta da Boa Vista como ponto de encontro da cultura carioca.

Sobre o Grupo Off-Sina
A trajetória do Grupo Off-Sina se mistura com a história do Rio de Janeiro. Fundado em 1987, o grupo vem desenvolvendo um importante trabalho sobre o teatro popular e a arte do riso, pautados na dramaturgia do teatro de rua e na comicidade. Com sede pública na praça do Largo do Machado (no bairro do Catete - Rio de Janeiro), o grupo é formada pelo casal de artistas Richard Riguetti e Lílian Moraes - palhaço Café Pequeno e palhaça Currupita, respectivamente.

Sinopse:
A borralhona Currupita vive lavando, passando e cozinhando, uma perfeita “Gata Borralheira” dos tempos modernos. Está doidinha pra casar. Por isso, anda sempre em dia com toda a “santaria”. Mas parece que o santo casamenteiro não ouve os apelos de Currupita. Numa manhã, em que acordou desesperada com a própria solterice, cansada de esperar, ela desperta de sua passividade feminina para conquistar o “príncipe encantado”.

Ficha técnica:
Direção: Richard Riguetti
Elenco: Lilian Moraes/ Palhaça Currupita
Gênero: Circo-teatro de rua

Serviço:
O que: Currupita
Onde: Quinta da Boa Vista, Av. Pedro II, s/n - São Cristóvão, Rio de Janeiro 
Quando: 22/05/2016
Ingresso: Grátis
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

1 comentários: