Pages

Labels

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Palco Giratório - Espaço Cultural Escola Sesc - 18 a 20/06/2016




O Palco Giratório continua recebendo diferentes vertentes das artes cênicas do Brasil no Espaço Cultural Escola Sesc. A 8ª edição nacional do Festival Palco Giratório vai até o dia 02/06/2016 reunindo espetáculos de diferentes regiões do país, indicado para os mais diferentes públicos e idades, revelando um expressivo painel da criação artística presente no país. O evento conta com atividades paralelas junto ao público, que promovem a exibição, reflexão e discussão sobre o trabalho dos grupos itinerantes, contando com espetáculos locais, além de Oficinas e Intercâmbios e do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre politicas culturais e acesso aos mecanismos de produção.

Na quarta-feira(18), às 19h30, o Grupo Pândega de Teatro (SP)  apresenta a montagem "Why the horse", aonde a personagem central simula o próprio velório na encenação centrada na moribunda Maria, uma veterana artista que se despede de sua história. O grupo repete a encenação, no mesmo horário na quinta-feira (18). Na sexta-feira (20), às 19h, o Grupo Pândega (SP) juntamente com o Poeta Zé Luiz Rinaldi debatem a montagem e criação da peça “Why The Horse?", que se apoia na imagem de Maria Alice Vergueiro e em suas provocações sobre sua própria morte. Essa atividade que acontece na Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, chama-se "Pensamento Giratório" e é um momento para reflexão e discussão aberto ao público com a participação do Grupo Pândega (SP) e do poeta convidado Zé Luis Rinaldi. A programação é totalmente gratuita.

O Palco Giratório
O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Além de espetáculos para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras é realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.

18/05/2016 – Quarta-feira e 19/05/2016 – Quinta-feira
Espetáculo: Why the horse?
Grupo Pândega de Teatro – São Paulo (SP)
Horário: 19:30
Local: Palco
Duração: 55 Minutos
Capacidade: 600
Classificação Etária: 16 anos
Sinopse: Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que envolve, Maria Alice Vergueiro convocou seus parceiros do Grupo Pândega para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. Um último ensaio, um mergulho nesta temática ao mesmo tempo tão pessoal e universal, cerne do imaginário grotesco.
Aos 80 anos e mais de 50 de palco, Maria Alice não pensa em parar. Em suas palavras, sempre um pouco irreverentes: “Quero ensaiar a morte para não ser pega de surpresa. Com sorte, pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte.”

20/05/2016 – Sexta-feira
Pensamento Giratório sobre o espetáculo “Why The Horse?” com Grupo Pândega de Teatro (SP) e Zé Luiz Rinaldi
Horário: 19h
Local: Universidade Cândido Mendes Ipanema
Duração: Aproximadamente 1 hora
Classificação etária: 16 anos
Convidado: Zé Luiz Rinaldi é poeta, compositor e diretor. Rinaldi pesquisa múltiplas interações entre a música, a palavra e a cena, orientado pela investigação poética da arte e do homem. Doutor em Filosofia pela UFRJ, com sua pesquisa sobre a Questão da Arte apoiada pelo CNPq, desenvolveu seu projeto de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio. Rinaldi é autor dos livros “Mais verdadeiro que o real”, “Antes da despedida (32)” e “ninharias”, editados pela Contra Capa Ed.

Serviço:
O que: Programação - Festival Palco Giratório
Quando: até 02/06/2016
Onde: Espaço Cultural Escola Sesc, Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel. (21) 3214-7404 | Ingressos: Gratuitos - distribuição 1h antes de cada espetáculo
Oficinas: Gratuitas - Para se inscrever nas oficinas é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o email espacoculturalescolasesc@gmail.com mencionando no assunto: Oficina – Palco Giratório 2015.
Transportes:
Centro: ônibus 315/169/181/303 | 361 (via Linha Amarela) |Terminal Alvorada: ônibus 692/693/701/465 |Baixada: 405/410/420/425/400/415 |Metrô: Nova América Del Castilho com integração para Alvorada
Estacionamento gratuito sujeito à lotação

0 comentários:

Postar um comentário