Pages

Labels

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Centro Cultural dos Correios - "O Quinze de Queiroz” - Evento Literário - 27 a 29/11/215


O plano de execução do projeto acontecerá em seis encontros com dinâmicas teatrais, diversas técnicas para pesquisar a melhor forma de criação e realização da intervenção artística, com teatro, som e movimento, passeando por performance teatral, vivências lúdicas, artes visuais, música e palestras.


Uma ação de conscientização do uso sustentável dos bens hídricos por meio de múltiplas linguagens culturais. O teatro, a literatura e a Arte visual serão pontes para a Educação com o foco na sustentabilidade. A água tornou-se um artigo raro. No entanto, o desperdício ainda é algo muito presente na sociedade. As reflexões de Rachel de Queiroz são utilizadas como fio condutor das produções pedagógicas e culturais do projeto visando uma mudança de atitude nos cidadãos.

O projeto será oferecido para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 6 a 17 anos, podendo ampliar o público para a palestra de sensibilização. O Instituto Pertencer, que orquestra o projeto tem o foco na inclusão de portadores de deficiência, incluído nas oficinas. Nesse sentido, seus projetos e programas priorizam esforços de acessibilidade. E vem de encontro da estrutura do Centro Cultural dos Correios, onde tem as suas instalações adequadas às legislações de acessibilidade.

 “O QUINZE DE QUEIROZ” – Considerado o magnum opus, o clássico, se mostra presente, um século após a seca de 1915 - uma tragédia que assolou o sertão nordestino brasileiro - a questão da falta da água, atual nesse momento, ganha ênfase pela sua necessidade para a sobrevivência no planeta.

O tema foi tratado pela escritora cearense Rachel de Queiroz em seu romance “O Quinze”, lançado em 1930. Uma obra que se constitui em importante legado de reflexão. O diretor Jorge Ruy, assina a Coordenação Geral do Projeto O QUINZE DE QUEIROZ. Diretor Cultural do IPERT, traz em sua trajetória, inúmeros projetos artísticos culturais, entre eles, o Grupo Cambalhota.

Aos vinte anos, Rachel ficou nacionalmente conhecida ao publicar o romance, a realista e dramática luta de um povo contra a seca, miséria, fome, evasão e a morte é também o fio condutor do projeto “O Quinze de Queiroz”, que transporta a literatura para a cena teatral. Uma montagem e abordagens lúdicas, que dão lugar à constante discussão na busca de soluções para a sustentabilidade do planeta, em especial, a preservação de seus recursos hídricos, seja pela seca atribuída aos fatores naturais ou pela devastação e negligência humana. 

Educativo e interativo, o projeto “O Quinze de Queiroz”, produzido pela organização não governamental “Instituto Pertencer”, oferece a crianças e adolescentes oficinas de leituras e vivências do conteúdo do livro da escritora nordestina. Os participantes interagem com o público por meio de uma “Intervenção” e de uma “Perfomance”, ambientadas com música, improvisações cênicas e utilização de materiais reciclados. A palestra “Água é vida”, complementa a apresentação, que provoca a reflexão sobre o tema.

Interativo, o projeto “O Quinze de Queiroz”, produzido pela organização não governamental “Instituto Pertencer”, oferece a crianças e adolescentes oficinas de leituras e vivências do conteúdo do livro da escritora nordestina. Os participantes interagem com o público por meio de uma “Intervenção” e de uma “Perfomance”, ambientadas com música, improvisações cênicas e utilização de materiais reciclados. A palestra “Água é vida”, complementa a apresentação, que provoca a reflexão sobre o tema.

Os Correios associam sua imagem como empresa patrocinadora desse projeto de incentivo à leitura pela importância da obra no cenário literário nacional e, especialmente, pela sua abrangência educativa exemplar de respeito e de integração do homem com o meio ambiente. No presente e em todas as regiões do País, a escassez de água já revela uma ameaça à sustentabilidade.

No dia 29 de novembro, último dia – aberta ao público, haverá a palestra “Água é Vida”, com a Pedagoga, Mestre em Educação Débora Dias Gomes. O público será recebido com uma Intervenção artística e a Palestra será interativa, com uma performance teatral. Entrada gratuita.

As atividades discorrem da seguinte forma: Intervenção Artística,criada pelas crianças nos dias (27, 28), na oficina  que será composta com 30 crianças, no final apresentam a uma intervenção  e apresentam essa intervenção:

- Oficina para crianças de 6 á 12 anos que farão uma Intervenção no foyer distribuindo "Gotas de Sustentabilidade."

- Oficina para adolescentes e jovens para criação de uma performance para ser apresentada na Palestra: "ÁGUA É VIDA".

- Palestra: “ÁGUA É VIDA” – onde haverá um painel de expressões culturais e conceituais sobre a questão da ÁGUA em nosso cotidiano.

Serviço:
O que: "O Quinze de Queiroz” - Evento Literário
Quando: 27 a 29/11/2015
Horário: Das 14h ás 18h
Onde: Centro Cultural Correios, R. Visconde de Itaboraí, 20 / Centro.Tel: 2253 1580
Inscrições pelo tel (21) 3977-1758 e pelo e mail: projetos@institutopertencer.com.br
informando: nome completo, idade, telefone, endereço e e-mail.
Inscrição Gratuita – Vagas limitadas

0 comentários:

Postar um comentário