Pages

Labels

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Teatro da UFF - 2ª edição do ‘Multirock’ - De 09 a 11/10/2015


2ª edição do ‘Multirock’ celebra o gênero com shows de Facção Caipira, Banda Tereza e Rivo Trio 2mg, desta sexta até domingo.

Começa nesta sexta-feira dia 09/10/2015, no Teatro da UFF, em Icaraí, a segunda edição do festival “Multirock”, que, como o próprio nome sugere, vai promover a multiplicidade do rock-and-roll em três noites com atrações niteroienses. Começando hoje pela Facção Caipira e passando pela Banda Tereza amanhã, o evento termina no domingo com o grupo Rivo Trio.

Definida pelos próprios integrantes como o “Blues Brasileiro Foragido Americano” em canção de mesmo nome, a Facção Caipira faz uma mistura do rock com seu pai, o blues, e o country, além de uma pitada de regionalismo. “Uma banda que toca o passado para encontrar o futuro. Pode parecer bobo, mas isso é só um pouco de toda a mistura de influências, ritmos e nomes que descrevem o som cru, divertido e dançante da Facção Caipira”, afirma a banda, que surgiu em 2009 e é formada por Jan Santoro (voz/resonator), Daniel Leon (gaita), Vinicius Câmara (baixo) e Renan Carriço (bateria). A Facção só começou a ficar conhecida do público em 2012, quando o seu primeiro EP homônimo vendeu mais de 2 mil cópias e alcançou a marca de mais de 10 mil downloads. Isso fez com que a banda chegasse a várias partes do Brasil e conquistasse prêmios em festivais de música. O barulho não passou despercebido pela mídia e eles foram convidados para o reality show “Mais Vinícius, Por Favor”, promovido pelo canal a cabo Multishow em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes, em 2014.

No entanto, o melhor momento da banda veio este ano, quando a Facção Caipira foi uma das atrações do programa “Superstar”, da Rede Globo, que lhe rendeu excelente visibilidade. O grupo foi TrendsTopics Brasil no Twitter durante 6 horas seguidas. Um feito.

Na onda do sucesso, a Facção Caipira gravou seu primeiro álbum, “Homem Bom”, que será lançado na apresentação desta sexta-feira. O trabalho foi gravado nos estúdios da Toca do Bandido, do saudoso produtor Tom Capone, por onde passaram nomes como Maria Rita, O Rappa, e Raimundos. A produção é de Felipe Rodarte (Ava, Nervoso e os Calmantes, Lafayette e os Tremendões) e a mixagem do nova-iorquino Aaron Bastinelli, que já trabalhou com Bono (U2), Marky Ramone (Ramones), Mark Foster (Foster The People) e vários outros.

Segundo dia – Se a Facção Caipira alcançou sucesso no “Superstar”, a atração do segundo dia do “Multirock”, Banda Tereza, também já passou pela Rede Globo. Ela foi atração do “Altas Horas” e do “Programa do Jô” com seu som que mistura indie com pop, apesar deles não se preocuparem muito com ritmos ou nomenclaturas. A banda se formou também em 2009 com Mateus Sanches (guitarra e teclado), Rodrigo Martins (baterista), João Volpi (baixo), Sávio Azambuja (guitarra e teclado) e Vinícius Louzada (vocal), cinco amigos de colégio que largaram a faculdade para viver somente de música. E isso aparentemente tem dado certo. Eles já participaram duas vezes do Prêmio Multishow e, em 2013, tiveram a oportunidade de tocar em um dos mais importantes festivais do planeta, o Lollapalooza, em São Paulo.

A Tereza que dá nome ao grupo era, na verdade, uma menina que eles gostavam no colégio.

“Ela era uma garota que todos nós admirávamos e achávamos bonita, foi meio que um consenso colocar o nome dela na banda. Mantemos contato com a Tereza até hoje. Outro dia, ela nos mostrou as cartinhas que fazíamos naquela época, rimos bastante”, lembra Sávio.

Foi nas praias niteroienses que o quinteto moldou seu som, influência que fica clara em “Vem Ser Artista Aqui Fora”, álbum de estreia gravado na Toca do Bandido, outra semelhança com a Facção Caipira. A produção ficou a cargo de Tomás Magno (Ava Rocha, Lô Borges, Nevilton), ganhando uma reedição especial em 2013 pela Slap, selo criado pela Som Livre para descobrir e mostrar artistas promissores.

O Rivo Trio 2mg, que faz show no domingo, tem como uma das características principais as letras bem-humoradas

Encerramento – A atração do último dia, assim como as anteriores, também tem um nome bem original. Mad Lucas (guitarra e vocal), KY (baixo) e Pedro “Marreta” Tentilhão (bateria) formam o Rivo Trio 2mg. Surgida em 2010 com uma sonoridade que mescla rock, folk, sambalanço e ska, a banda é reconhecida pela autenticidade e irreverência.

Destaque na cena alternativa, tudo começou de forma despretensiosa no Encontro Nacional de Estudantes em Arte (Enearte), em Ouro Preto (Minas Gerais), em 2010. O trio, assim como o remédio, vem fazendo efeito junto ao público, que vai crescendo a cada apresentação. Um importante salto aconteceu quando, em 2012, a banda abriu para o Matanza em uma apresentação em Niterói, quando superaram uma seletiva com outras 12 bandas.

Eles têm até o momento dois EPs, “Tarja Preta” (2012) e o recém-lançado “Quer um Pouquinho?” (2015), além de um álbum ao vivo, “Ao Vivo! Morto… Morto! Vivo…”, lançado em 2013 depois de um registro no Teatro Municipal de Niterói em 2012. O single “Bom Sujeito Não Sou”, primeiro clipe oficial do trio, foi lançado em fevereiro no YouTube e é uma divertida sátira ao samba e também ao rock.

O novo EP contou, aliás, com a participação especial de Jan Santoro, da Facção Caipira, primeira atração do Multirock.

Como a proposta da banda tem muito a ver com as letras bem-humoradas, tocar no teatro é muito legal, pois as pessoas estão ali sentadas, atentas às letras com um equipamento bacana, de forma que nenhuma piada passe despercebida.

Serviço:

Onde: Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, em Niterói. Tel: 3674-7511.

Show: Facção Caipira, hoje, às 21h; Banda Tereza, amanhã, às 21h; Rivo Trio 2mg, domingo, às 20h.

Preço: R$ 30 (inteira).

0 comentários:

Postar um comentário