Pages

Labels

sexta-feira, 28 de março de 2014

Ivan Lins em Niterói - grátis


Ivan Lins canta no “Show da resistência” em Niterói
 
A Prefeitura de Niterói, através de Coordenadoria de Direitos Difusos e Intolerância Religiosa (Codir) e da Secretaria municipal de Cultura/ FAN, em parceria com a Comissão da Verdade de Niterói, celebra os 50 anos de resistência à ditadura, com o show do cantor e compositor Ivan Lins, no dia 30 de março, domingo, na Praia de São Francisco. Os shows de abertura serão com o grupo Marka D´agua e com a cantora Gabriela Melim.

A apresentação faz parte da programação da “Semana da Verdade, Memória e Justiça”, que acontece no município de 24 de março a 1º de abril, com diversos eventos e atividades para debater, esclarecer e evidenciar as graves violações aos direitos humanos e as liberdades políticas, que aconteceram em decorrência do golpe e da implementação da ditadura no Brasil, a partir de 1964.

 A mobilização do poder público e da sociedade civil na busca pela preservação da memória e da verdade sobre esse sombrio período de nossa história é fundamental para a constituição da cidadania e da democracia na cultura local. Para que dessa forma, nunca se esqueça e assim nunca mais aconteça.

O Golpe

Em 1964, o então presidente eleito democraticamente, João Goulart, foi deposto através de um golpe pelas Forças Armadas. Goulart vinha defendendo a implementação das chamadas Reformas de Base, visando profundas transformações no quadro social brasileiro (Reforma Agrária, Fiscal, Universitária etc). No dia 31 de março de 1964, o golpe militar foi deflagrado e Jango seguiu para o exílio no Uruguai.

Inicialmente, o golpe militar foi aceito com entusiasmo por importantes setores da sociedade brasileira. Contudo, os 21 anos de ditadura militar no Brasil foram marcados pela supressão dos direitos políticos, controle da liberdade de expressão e tortura institucionalizada de opositores do regime.
Fonte:PMN

0 comentários:

Postar um comentário