Pages

Labels

quinta-feira, 20 de março de 2014

Centro Cultural do Surf - reinauguração


Centro Cultural do Surf será reinaugurado dia 29 de março no Recreio



Hoje o Dando um Rolé traz uma reportagem especial para os amantes do surf.

O Museu do Surf no Recreio vai ser reinaugurado depois de 11 anos fechado.

Bora dar um rolé ;) ?


                                             Antes e depois da reforma.

O Centro Cultural do Surfe (CCS) fora criado e inaugurado pela Prefeitura do Rio, junto à criação da Praça do Pontal Tim Maia, que o abriga, no ano de 2001, atendendo a uma reinvindicação de um grupo de surfistas moradores e frequentadores do local, com o propósito principal de difundir a cultura do esporte.

O espaço foi inaugurado com a exposição “Museu do Surf”, acervo da evolução das pranchas e fotos do surfista Rico de Souza, e chegou a realizar algumas outras exposições sob a administração da Federação de Surf do Rio.

Pouco tempo depois, passou a ser ocupado pela Guarda Municipal, por determinação do antigo Prefeito Cesar Maia.

Com a posse do atual Prefeito Eduardo Paes, logo em seu primeiro mandato, o espaço voltou a ser destinado para os fins que fora criado.

Entretanto, o prédio que abriga o CCS encontrava-se em péssimo estado de conservação, necessitando de reforma para viabilizar seu funcionamento de forma a receber adequadamente os acervos das exposições, bem como seus visitantes.

Sendo assim, a Feserj apresentou um Projeto de reforma e adequação do espaço a Prefeitura do Rio, mas por falta de patrocínio, não conseguiu executá-lo.

No início deste ano, após uma reunião da Feserj e a Associação de Surf do Canto do Recreio (ASCR) com o Sub Prefeito da Barra da Tijuca - Tiago Mohamed foi apresentada e aprovada uma nova proposta para recuperação e utilização do espaço com o propósito de ser realizada através de um mutirão entre a Prefeitura, os surfistas, moradores, frequentadores e comerciantes do local.

A Prefeitura, fazendo sua parte, já providenciou a colocação de várias papeleiras para coleta de lixo, trocou lâmpadas que estavam queimadas nos postes e instalou dois refletores direcionados para iluminarem o CCS e a pista de Skate na Praça do Pontal.

A captação dos recursos, feitas através de doações, bem como a supervisão das obras, foram efetuadas pelo presidente da ASCR, Mário Luiz Lopes da Cunha.

O artista plástico Ale de Sousa também está dando a sua contribuição executando uma bela pintura em air brush no prédio do CCS.

No próximo dia 29 de março, com todas as reformas propostas concluídas, o espaço será reinaugurado e apresentado a todos com um café da manhã, que contará com a presença de ícones do surf carioca, autoridades e toda comunidade local.

A proposta é oferecer à população carioca um calendário de exposições voltadas à cultura praiana carioca, onde o acesso será totalmente gratuito à população carioca.

Por
Assessoria Feserj



Agora segue abaixo o Boletim das Ondas – Rico de Souza
1º Boletim: 20/03/2014 - 07:25
Tamanho: Até 0,5 metro
Ondulação: Sul-Sudoeste
Período da vaga: 12 segundos
Vento: Sem Vento
Tempo: Sol
Temp. Água: 20°C - Ligeiramente Fria
Visibilidade da água: Média
Formação: Pouco Regular





0 comentários:

Postar um comentário