Pages

Labels

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Programas culturais gratuitos no Rio de Janeiro



Evento ‘100 Em 1 Dia’ promove atividades gratuitas ao ar livre
São shows, espetáculos de dança, teatro e oficinas para mostrar que vale a pena investir na cidade

O projeto ‘100 Em 1 Dia’, que chega ao Rio domingo e vai espalhar shows, espetáculos de dança, teatro, performances, oficinas e muito mais pelas ruas da cidade. Pessoas de várias idades e ocupações, de artistas a estudantes, foram convidadas a dar sua contribuição para mostrar que a cidade e seus moradores podem ser melhores. O projeto nasceu na Colômbia, já passou por 16 cidades de dez países e tem tudo de graça.

 
 
 
 
 
 
 
Veja abaixo o roteiro:

BAILE DO TUIA DE DOIDO
A banda instrumental Tuia de Doido fazer uma intervenção que mistura literatura de cordel com música brasileira, com arranjos originais. Praça Glauce Rocha, Santa Teresa. Das 18h às 22h.

BRINQUEDOS BEM BOLADOS
A turma da fábrica Bolei preparou duas oficinas infantis: de aviãozinho de papel e de bolinha de sabão. Tudo com material reutilizado. Posto 12, Leblon. Às 9h.

DA MENOR IMPORTÂNCIA
Fabiane Pereira e Simone Mizrahi vão percorrer a orla do Rio fotografando os detalhes que passam despercebidos: gestos, pequenas gentilezas cotidianas. Ao final, a dupla vai escolher as dez melhores imagens, que serão postadas no Instagram e na fanpage do projeto. Orla do Leme à orla do Leblon. Das 10h às 14h.

DANÇANDO NA PRAÇA
A bailarina Tânia Alice e sua trupe propõem uma espécie de flash mob em meio a uma movimentada praça do Rio. Todos, de qualquer idade, estão convidados a participar. Praça Saens Peña, Tijuca. Das 15h30 às 17h30.

DESENHA COMIGO
A ideia é colocar a criatividade das crianças para fora. Elas serão convidadas a desenhar com giz de cera em papel craft. Posto 6, Copacabana. Às 10h.

DISRITMIA
Festa de música brasileira, pós-praia, à beira-mar, de graça e que ganhou o gosto do carioca. Pedra do Leme. Às 16h20.

ESPORTE ACESSÍVEL
A turma do AdaptSurf vai organizar atividades de esporte e lazer adaptados. O carro-chefe é o surfe adaptado para pessoas com deficiência. Para todas as idades. Posto 11, Leblon. Das 9h às 14h.

GALERIO 1
O projeto visa a pintar os 40,4 km da Linha 2 do Metrô e ser uma das maiores galerias de arte urbana a céu aberto do mundo. No domingo, o muro de Triagem ganha novas pinturas. Participam duas equipes de artistas, como nomes como Fabio Ema. Final da Rua Bérgamo, Triagem. O dia inteiro.

GINCANA
Um grupo de amigos amantes da bicicleta vai promover uma gincana para conscientizar a população sobre o benefício da utilização das magrelas. Quem ganhar leva uma bike de prêmio. Lagoa, próximo ao Corte do Cantagalo. Das 9h às 15h.

GNIYLLUB
Gniyllub é bullying escrito ao contrário. A ideia da cantora Letícia Novaes, da banda Letuce, é isso: um bullying às avessas. Ela vai para as ruas distribuir elogios, incentivos e estímulos para quem passar na sua frente. Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Das 16h às 18h.

I LOVE LINDY
Essa é para amantes do jazz e da cultura dos anos 20, 30 e 40. Neste domingo, o I Love Lindy, evento quinzenal criado pelos grupos Rio Hoppers e Indie Lindy, amantes da cultura Lindy Hop, farão uma espécie de festa (e os organizadores estão a caráter) em que o público é convidado a aprender os passinhos. Lagoa, em frente ao quiosque Okeka Baiana Tem.
Das 16h às 20h.

KARAOKÊBG
Quem canta os males espanta. Essa é a ideia do karaokê público que vai rolar neste domingo. É só chegar e soltar a voz. Praça Santos Dumont, Baixo Gávea. Às 20h.

POCKET-SHOWS PELO RIO
Uma kombi da Farm vai circular pela cidade fazendo pocket-shows. Serão dez ao todo. Na ordem: Arpoador; Praça General Osório; Posto 12, Leblon; Baixo Gávea; Lagoa (perto do quiosque Palaphita); Botafogo (em frente ao espaço Itaú de Cinema); jardins do MAM; Praça São Salvador; Praça 15, e Largo dos Guimarães, Santa Teresa. A partir das 8h.

MINITRIO ELÉTRICO COM OTTO
O cantor e compositor Otto vai se apresentar em cima de um minitrio elétrico da Natura. Às 14h, na esquina da Maria Quitéria com Vieira Souto (Ipanema). Às 15h, na esquina da Santa Clara com Avenida Atlântica (Copacabana).

TROCA-TROCA DE LIVROS
No domingo, Janine Rodrigues, do Piraporiando, vai promover um troca-troca de livros entre crianças, com direito a contação de história pelos pequenos. Parque Madureira. Das 14h às 18h30.

QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA
O dançarino Ivaldo Correia vai fazer uma apresentação solo de jazz e quem estiver passando pode ser convidado a dançar. Parque Garota de Ipanema, Arpoador. Às 10h.

RODA DE SAMBA NA FEIRA
O Time de Crioulo fará um show com sambas novos e antigos, com espaço, ainda, para os improvisos. Feira Livre da Glória. Rua Augusto Severo, Glória. De meio-dia às 16h.

TOUR 100 EM 1
Gabriel Marques, amante das bicicletas, propõe um passeio ciclístico pelas intervenções. Ele será o guia. É só aparecer com a bike. Do Aterro ao Leblon. Às 10h (Aterro).

De graça: 'Rio Harp Festival' chega à sua nona edição
 
 
Com uma história de mais de cinco mil anos, a harpa é o instrumento musical mais antigo da humanidade. E é a ela que se dedica o Rio Harp Festival, que chega à sua nona edição. Reunindo 45 músicos de 25 países, o evento terá 130 concertos durante maio, em lugares variados como o Corcovado, a Ilha Fiscal e o Complexo do Alemão. Neste fim de semana, as apresentações são no Museu do Exército, no Forte de Copacabana. No repertório, clássicos europeus, heavy metal, rock, samba e chorinhos, além de canções latino-americanas, indianas e africanas.

A novidade deste ano diz respeito justamente a essa proposta social. Pela primeira vez, alunos que moram em comunidades pacificadas do Rio se apresentam no evento.

Serviço:

Museu do Exército - Forte de Copacabana. Praça Coronel Eugênio Franco 1, Copacabana (2521-1032).

Horário: Sex a dom, a partir de meio-dia.

Ingresso: Senhas serão distribuídas uma hora antes de cada concerto.

Veja a lista completa das atrações em http://www.rioharpfestival.com/Programa.aspx

0 comentários:

Postar um comentário