Pages

Labels

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Feira das Yabás - Convidada Cantora Fátima Guedes - 13/11/2016


Show de abertura fica por conta de Eliane Faria filha de Paulinho da Viola  

A cantora Fátima Guedes é a convidada deste domingo(13), a partir das 13h,  da roda de samba de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz na Feira das Yabás. O evento é de graça e a festa acontece na Praça Paulo da Portela s/n, em Oswaldo Cruz. A abertura do evento fica por conta da cantora Eliane Faria filha de Paulinho da Viola.  


A Feira das Yabás,  tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. A Feira já teve a presença de grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Almir Guineto, Jongo da Serrinha, Guinga  entre outros, já se apresentaram  nessa grande festa , que acontece todo segundo domingo do mês.

Sobre Fátima Guedes:

Maria de Fatima Guedes nasceu numa terça-feira, dia 6 de maio, na rua Dr. Satamini, Tijuca, no coração do Rio de Janeiro. Foi neste bairro que cursou o primário no Instituto de Educação e na Escola Azevedo Sodré. Mudou-se aos 8 anos para o Rio Comprido onde passou a juventude lendo muito e ouvindo música: clássicos por influência do padrasto, hits românticos por influência da moda, e MPB por influência da mãe, professora de literatura, que a introduziu no mundo das palavras. Foi ela que a presenteou com o LP “Chico Buarque Volume 4”, quando Fatima tinha apenas 11 anos.

Começou a compor aos 15 anos e aos 18 já tinha uma linguagem amadurecida em letras e melodias. Inscreveu-se no festival do Colégio Hélio Alonso, onde estudava, e ganhou os prêmios de melhor composição e melhor letra com a canção “Passional”. No júri do festival estavam, entre outros, Maria Bethânia, o produtor Mariozinho Rocha, o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e o jornalista Roberto Moura. Este último foi responsável por apresentar Fatima às pessoas do meio musical da época. Numa reunião na casa do músico João de Aquino, ela conheceu Renato Corrêa, cantor, compositor e na época produtor da gravadora Odeon, que a convidou para gravar seu primeiro disco. Nesse mesmo ano conheceu a cantora Elis Regina que a apresentou em seu especial de fim de ano da TV Bandeirantes.

No início da década de 1990 foi morar em Los Angeles onde fez apresentações em casas de jazz, voltando ao Brasil um ano depois. Aprimorou seu canto buscando tonalidades mais graves e tornou-se também professora, ministrando aulas e cursos.

Foi gravada por quase todos os grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione, Leny Andrade, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Alaide Costa, Jane Duboc, entre outros.

Costuma compor sozinha, mas atualmente seus parceiros vão se tornando cada vez mais numerosos, e entre eles estão artistas como Djavan, Ivan Lins, Joyce, Sueli Costa, Jorge Vercilo e Adriana Calcanhotto.

Sempre se apresentando em palcos de todo o Brasil e sempre compondo, Fatima Guedes encontra-se em plena forma técnica, aumentando cada vez mais seu repertório de canções cheias do ecletismo e do bom gosto que a caracterizam.


Sobre Eliane Faria 

Além de uma boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica dos subúrbios cariocas e pratos de origem africana nas 16 barracas que participam do evento sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: uma grande cozinha a céu aberto. Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne secada Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe. A barraqueira Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló  frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para Feira, e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o bolinho da Tia Natércia  e da Sueli. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 18,00.


Sobre a Feira das Yabás:

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Serviço:
O que: Feira das Yabás - Gastronomia e Roda de Samba
Marquinhos de Oswaldo Cruz  recebe a cantora Fátima Guedes
Abertura:  Eliane Faria filha de Paulinho da Viola  
Quando: 13/11/2016. 
Hora: a partir das 13h.
Onde: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro. Tel. 21- 97042-3110
Evento: Gratuito
Classificação: Livre

0 comentários:

Postar um comentário