Pages

Labels

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Vias do Centro fecham já a partir da meia-noite


 
Amigos que irão curtir a folia devem que ficar atentos às interdições que as ruas irão sofrer. Várias ruas do Centro serão interditadas a partir da 00h de amanhã. A prefeitura pediu que os foliões optassem pelo transporte público no Carnaval. As interdições vão até o dia 9 de março, no domingo após a folia.

Para facilitar a circulação de carros alegóricos, a pista central da Avenida Presidente Vargas sentido Praça da Bandeira, no trecho entre o metrô da Cidade Nova e a av. Passos, ficará fechada até às 15h. Já no sentido Centro, o fechamento vai acontecer às 11h, e também reabre às 15h. A partir das 13h, a rua Benedito Hipólito será interditada entre a rua do Carmo e a avenida 31 de Março.

As demais vias do entorno do Sambódromo permanecerão interditadas. Os moradores da região devem apresentar comprovantes de residência para poder transitar de carro nas ruas.

A Avenida Rio Branco será fechada para a passagem de blocos entre 6h de sábado a 10h de quarta-feira, no trecho entre a Presidente Vargas e a rua Santa Luzia.

Veja o esquema especial de trânsito para o carnaval 2014 no Rio

Primeira interdição acontecerá na Presidente Vargas à 0h de sexta (28).
Prefeitura pede para que os foliões optem pelo transporte coletivo.

 

O esquema especial de trânsito para o carnaval 2014 foi divulgado pela Prefeitura do Rio, na manhã desta quarta-feira (26), durante coletiva no Centro de Operações, na Cidade Nova, no Centro. Para o transporte dos carros alegóricos das escolas de samba, várias ruas do Centro da cidade serão interditadas ao tráfego. A interdição começa à 0h de sexta-feira (28) e tem previsão de término às 14h do dia 9 de março (domingo) – um dia após o desfile das escolas de samba campeãs.
A Prefeitura pede também para que os foliões optem pelo transporte coletivo para ter acesso ao Centro, respeitem os locais de proibição de estacionamento e fiquem atentos ao atravessar as vias e a sinalização. Moradores das proximidades do Sambódromo deverão portar um comprovante de residência (conta de luz, gás ou telefone) para que possam transitar pelas ruas bloqueadas.
A partir da 0h de sexta-feira (28), os carros alegóricos começarão a se deslocar de seus barracões para o Sambódromo. Para facilitar o tráfego, a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, será interditada entre a estação do metrô Cidade Nova e Avenida Passos. O sentido Centro da via também será fechado às 11h. Às 15h, a Rua Benedito Hipólito também será interditada entre a Rua Carmo Neto e Avenida 31 de Março. No mesmo horário, as demais vias no entorno do Sambódromo, como a Avenida Salvador de Sá e ruas Afonso Cavalcanti e Santana, também permanecerão interditadas.
Posteriormente, às 19h30, a Rua Frei Caneca e a Avenida 31 de Março, também serão interditadas. A Avenida Rio Branco permanecerá fechada para o desfile de blocos durante o carnaval. Às 23h, a Via Binário será interditada, no sentido Centro, na altura da Cidade do Samba. Será interditado ainda o acesso a Avenida Paulo de Frontin. O trânsito será direcionado para a Rua Santa Alexandrina.
No sábado (1º), os dois sentidos da Avenida Presidente Vargas continuarão fechados para a chegada dos carros alegóricos a Marquês de Sapucaí. Neste período, a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha e o estacionamento da Avenida Presidente Vargas, estarão suspensos.
Desfiles mirins
Na terça-feira (4), as interdições de sexta-feira (28) até segunda (3) serão mantidas, com exceção, das ruas Santana, um trecho da Frei Caneca e Estácio de Sá, que serão reabertas às 10h da própria terça. Um trecho da Rua Frei Caneca será interditada - entre a Rua Heitor Carrilho e Avenida Marquês de Sapucaí, para a saída dos integrantes das escolas de samba mirins que desfilarão às 17h.
A liberação total do tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas (5).
Desfile das campeãs
No sábado (8), a 0h serão fechadas novamente as duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas, no trecho entra a Praça da República e a passarela do metrô Cidade Nova. A Rua Benedito Hipólito também retorna ao fechamento. Às 13h será interditado o acesso à Avenida Presidente Vargas a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira. Outras ruas no entorno da Sapucaí, também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Frei Caneca. A Avenida 31 de Março será fechada às 14h e, a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca será interditada às 17h.
A operação contará com 690 agentes de trânsito, 20 reboques, 80 motocicletas, 60 veículos operacionais, 65 painéis com de mensagens e 570 câmeras de monitoramento da região.
Transportes
Dois pontos de embarque exclusivos de taxis estão à disposição dos foliões. Um fica localizado na Rua Frei Caneca, esquina com a Rua Riachuelo e o outro no Largo do Estácio. Haverá uma tabela de preços pré-estabelecidos para as corridas a partir do Sambódromo. Os taxistas terão acesso regular ao entorno da Sapucaí somente para desembarque até às 22h. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque.
Algumas linhas de ônibus também sofrerão alteração no itinerário. O Metrô Rio funcionará por 24 horas durante os cinco dias. De acordo com a concessionária, os trens vão circular de 5h desta sexta-feira (28) até as 23h de terça (4), sem interrupção. A operação especial se repetirá entre as 05h de sábado (08) e 23h de domingo (09) para atender ao Desfile das Campeãs.
O Metrô Rio informou, na manhã desta quarta-feira (26), que funcionará por 24 horas durante os cinco dias de festa do carnaval carioca. De acordo com a concessionária, os trens vão circular de 5h desta sexta-feira (28) até as 23h de terça (4), sem interrupção. A operação especial se repetirá entre as 05h de sábado (08) e 23h de domingo (09) para atender ao Desfile das Campeãs.
Ainda de acordo com o metrô, a partir de 12h de sábado (1º), os trens da Linha 2 farão o trajeto entre Pavuna e General Osório sem transferência. A operação se repetirá entre 5h de sábado (8), quando acontece o desfile das escolas campeãs, e 23h de domingo (9).
As barcas também vão operar com horários especiais na segunda-feira (3). A concessionária poderá ainda realizar viagens extras na linha Arariboia-Praça XV no sábado, domingo e terça-feira de carnaval. A programação completa pode ser acessada através do site www.grupoccr.com.br/barcas.
A SuperVia também disponibilizará trens extras. O cronograma está disponível no site www.supervia.com.br. O teleférico do Alemão, na Zona Norte, funcionará de sábado (1º) até quarta-feira (5), das 8h às 20h.
Outros órgãos como Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), Secretaria municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Turismo, Defesa Civil Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e Light, também atuarão durante os cinco dias do carnaval carioca.

Fonte: Destak
           G1

0 comentários:

Postar um comentário