Pages

Labels

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Como aproveitar A FOLIA com saúde

Para aproveitar melhor o carnaval é preciso tomar cuidados especiais com a saúde. A nutricionista clínica Aline Nascimento e a dermatologista Jane Neffá deram algumas dicas para quem quer cair na folia.

De acordo com Jane, medidas simples podem facilitar muito a vida de quem gosta de curtir o carnaval e que, consequentemente, fica muito exposto ao sol. Um dos conselhos da dermatologista é usar roupas, fantasias e calçados de algodão que são frescos e evitam problemas como brotoejas, micoses e infecções.

Outra dica importante é usar sempre protetor solar e chapéus, para evitar queimaduras e o aparecimento de lesões desencadeadas pelo sol, como herpes, pênfigos (doença bolhosa) e fotodermatite (manchas avermelhadas, e até bolhas). Para quem sofre de alergia, o ideal é evitar produtos químicos em excesso na pele.
 

Já a nutricionista Aline Nascimento afirma que é muito importante que se tenha uma boa alimentação e hidratação antes, durante e após a folia.

Alimentação

Para começar o dia, o café da manhã deve ser completo com leite, queijo, frutas, grãos, cereais, pães, sempre dando preferência aos integrais, que dão saciedade e fornecem energia.
 
Durante as refeições o ideal é evitar alimentos gordurosos, e dar preferência aos assados, grelhados ou ensopados. Nas ruas e praias é necessário ter cuidado com os alimentos e observar se estão armazenados em temperatura adequada e com boas condições de higiene.
 
 

 
 

Bebidas

Aos consumidores de bebidas alcoólicas, o uso deve ser feito com moderação e intercalados com sucos de frutas e água, pois o álcool tende a desidratar. Sucos mix de frutas, como abacaxi com hortelã e laranja com couve, são boas opções por suas propriedades antioxidantes. É importante ainda não ficar sem alimentação por mais que três horas, pois o gasto energético provavelmente será alto, o que pode causar hipoglicemia.
 

 


 

Segundo as especialistas, a principal regra para quem faz questão de curtir os dias de festa é manter-se hidratado. Portanto, para os foliões, a água pode ser a grande amiga no carnaval.

Proteção contra as DSTs
 

Visando a proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Fundação Municipal de Saúde de Niterói distribuirá cerca de 580 mil preservativos masculinos entre associações de moradores, agremiações carnavalescas e serviços de saúde. Os preservativos femininos estão disponíveis nas unidades de saúde, onde poderão ser retirados gratuitamente.
Fonte: O Dia

0 comentários:

Postar um comentário