Pages

Labels

quinta-feira, 26 de março de 2015

Festival Acústico MPB na Fundição Progresso




Quinta, 26/03/2015, às 22h00


Não fosse bastante a maior parte do repertório brazuca ter sido criada em sua simplicidade, foi no violão que se deu a gênese do único gênero brasileiro de sucesso mundial: a Bossa Nova. Desde então, mais do que um sobrevivente, o violão vem sendo parceiro de movimentos revolucionários como a Tropicália ou inventivos com o do Clube de Esquina. E está aí, em palcos, rodinhas, bares e saraus permanecendo pleno de juventude na mão de novos artistas.

O público brasileiro, por sua vez, ama a combinação violão e voz, curte ser cúmplice dessa intimidade, experimenta com prazer a mesma canção como nunca ouviu e, claro, canta junto a pleno pulmão. É esse o mote do Festival Acústico MPB. O artista, a canção, o público e o violão.

Foram os produtores musicais Adriano De Martini e Ricardo Moreira que idealizaram esse grande encontro musical com o apoio dos artistas parceiros da Rádio Brasileira – webradio criada pelos dois, no ar desde 7 de setembro de 2014. A seleção do elenco tenta espelhar a abrangência de estilos da MPB pondo nomes consagrados, artistas válidos sem espaço, misturados a valores novos e ascendentes da música.

Compondo a dupla de idealizadores, Ricardo Moreira tem mais de 200 álbuns sob sua gerência artística de Seu Jorge a Caetano Veloso. Entre eles, os Acústicos de Zeca Pagodinho, Jorge Ben Jor e Cássia Eller. Em meio a centenas de trabalhos com catálogo da MPB organizou “A Arca do Poeta” – caixa dedicada ao centenário de Vinicius. Tem seu DNA criativo também nos projetos Casa de Samba e Um Barzinho Um Violão, além de ser criador e diretor geral do Samba Social Clube Ao Vivo, junto com De Martini. Como escritor, participou do livro “1973 – O ano que reinventou a MPB”.

Ao fazer decolar a primeira edição do Festival Acústico MPB a partir da plataforma da Rádio Brasileira, mais do que resgate um simples resgate feito no ano do cinquentenário dos festivais da canção, Adriano e Ricardo acreditam focar no futuro da MPB revalidando a canção brasileira, seus artistas consagrados novos ou esquecidos, todos de alguma forma, carentes de espaço para expressão de sua arte.

Artistas como Alceu Valença (foto), Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sá & Guarabyra, Zeca Baleiro, Antonio Carlos & Jocafi, Alfredo Del-Penho, Castello Branco, Lucy Alves, Mariana Volker e Nilze Carvalho estão entre as atrações divulgadas do Festival Acústico MPB, que acontece no palco da Fundição Progresso e tem como Serjão Loroza como mestre de cerimônias

Serviço:

Onde: Fundição Progresso, R. dos Arcos, 24 - Centro. Tel.: (21) 2220-5070 

Ingressos: Ingresso Rápido R$ 80 a R$ 200 

Classificação: 18 anos

0 comentários:

Postar um comentário