Pages

Labels

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Restauração da Igreja Matriz de São Gonçalo


Começam mobilizações para que a Igreja Matriz de São Gonçalo seja reformada

O patrimônio mais antigo de São Gonçalo, a Igreja Matriz, localizada no Centro da cidade, irá lançar seu projeto de restauração durante a missa de domingo próximo, celebrada pelo arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, às 19h. No dia, também terá show com a banda Ministério Reinflama e exposição de fotos antigas da paróquia.

Gonçalo Gonçalves, “O Velho”é considerado o primeiro donatário da Sesmaria que deu origem à atual cidade, cuja carta de doação data de 6 de abril de 1579 de terras “com mil braças de largo e 1500 de comprido, em Suassunhã do Porto de Birapitanga”. Fidalgo natural de Amarante, região do Minho, em Portugal, morava no Rio de Janeiro. De posse da terra, erigiu a igreja de São Gonçalo do Amarante, às márgens do Rio Imboaçu, aonde hoje está a igreja matriz. O povoado surge em seguida, onde hoje é o bairro do Zé Garoto.

O objetivo é restaurar tanto a parte externa como a interna. No primeiro momento, a equipe de pesquisa irá reunir fotos e pinturas antigas da Igreja, além de elaborar o plano completo das obras com a equipe de engenheiros. Para o padre André Luís Bastos, pároco local há mais de um ano, a igreja se tornou um patrimônio histórico e símbolo de São Gonçalo, transcendendo a questão religiosa. Segundo ele, não há previsão de quanto tempo as obras irão durar, mas afirma que, até o final do ano, a parte externa começará a ser trabalhada.

O padre ainda pede que, quem tiver fotos e pinturas antigas do local, as leve até a igreja.

A pesquisa está sob coordenação do professor de História da Uerj, Rui Fernandes. As preparações para a festa de domingo começam amanhã e vão até sábado, sempre às 19h30. No dia 11, os fiéis ainda contarão com shows, prêmios e almoço.

Quem quiser fazer doações para as obras, também pode depositar qualquer quantia na conta corrente 13-000643-9, agência 3405, Banco Santander.



História - Em 1579, Gonçalo Gonçalves recebeu a propriedade da sesmaria do Suassunhão, localizada entre o Rio São Lourenço e a atual Praia das Pedrinhas. Renomeou a terra para São Gonçalo e mandou construir uma capela em homenagem ao santo com seu nome e padroeiro de sua cidade natal, em Portugal.

Alguns historiadores contam que São Gonçalo teve seu marco original a partir da capela que deu lugar hoje à Igreja Matriz. Outros contam que a primeira capela foi construída em Guaxindiba.
Originalmente, a fachada da igreja possuía estilo barroco. Com as sucessivas reformas, hoje a igreja exibe estilo neo-clássico. Na década de 1970, as paredes e os pisos de madeira, atacados por cupins, foram substituídos por concreto, ferro e azulejos. Em 2012, na Semana Santa, foram inauguradas as placas da Via Sacra, que saem do pátio da igreja até o cruzeiro fincado no morro próximo.

0 comentários:

Postar um comentário