Pages

Labels

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Carnaval 2016 - Desfile das Escolas do Grupo de Acesso - Sapucaí - 05 e 06/02/2016



Desfiles da Sapucaí começam nesta sexta com 7 escolas da Série A, no Rio


Desfilam agremiações tradicionais como a Viradouro e Império da Tijuca.

Enredos vão de Palhaço Carequinha ao ator, diretor e crítico José Wilker.



O carnaval carioca começa a cruzar a Marquês de Sapucaí nesta sexta-feira (5). Sete das 14  escolas da Série A, o Grupo de Acesso, desfilam na abertura oficial da folia da avenida. Dentre elas, agremiações tradicionais como Viradouro, Porto da Pedra e Império da Tijuca. A criatividade é apontada como fundamental para superar a crise financeira que não deu trégua a ninguém. No sábado (6) é a vez de outras escolas, como Império Serrano e Caprichosos de Pilares.

Ainda na sexta, a partir de 21h, a Acadêmicos da Rocinha abre a primeira noite de desfiles com o enredo “A nova Roma é Brasil, Brasil é a Rocinha”, do carnavalesco Alex Oliveira, que fala sobre a formação do povo brasileiro, com seus sofrimentos e dificuldades, mas também com alegria e superação. A Rocinha volta à Série A, depois da conquista do título da Série B, em 2015.

A segunda escola a se apresentar é a Alegria da Zona Sul, que vai cantar “Ogum”, o orixá ligado a batalhas e à metalurgia, de autoria do carnavalesco Marco Antônio Falleiros. A escola vai aproveitar a força do orixá para abrir os caminhos, contar sua história e pedir proteção para o povo guerreiro das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo neste carnaval.

Com o enredo “Palhaço Carequinha: paixão e orgulho de São Gonçalo. Tá certo ou não tá?”, desenvolvido por Jaime Cezário, a Unidos do Porto da Pedra pretende fazer a plateia relembrar e se divertir com a história de um dos mais famosos palhaços brasileiros.
A Acadêmicos de Santa Cruz vai falar da preservação da natureza e sair em defesa das florestas com o enredo “Diz mata! Digo verde. A natureza veste a incerteza. E o amanhã? (O clamor pela floresta) ”, de Lane Santana e Lucas Pinto.

Para brigar pela vaga no Grupo Especial em 2017, a Unidos do Viradouro vai cantar na avenida a história de um africano nascido há dois mil anos, que depois de fugir de sua tribo se transforma em seguidor de Jesus Cristo. O enredo “O Alabê de Jerusalém: A saga de Ogundana”, do carnavalesco Max Lopes, é baseado na canção de Altay Veloso.



A Renascer de Jacarepaguá vai aproveitar as brincadeiras de criança para saudar as entidades religiosas que se transformaram nos santos Cosme e Damião, protetor da garotada. Com samba de Moacyr Luz, Teresa Cristina e Claudio Russo, a escola vai cantar o enredo “Ibejís - Nas brincadeiras de criança: os orixás que viraram santos no Brasil”, de Jorge Caribé.

Os desfiles de sexta-feira terminam com uma homenagem prestada pela Império da Tijuca ao ator, diretor e crítico de cinema José Wilker. Com “O tempo ruge, a Sapucaí é grande e o Império aplaude o Felomenal!”, do carnavalesco Júnior Pernambucano, a escola vai lembrar as personagens mais marcantes da carreira de Wilker.


Grupo de Acesso - 5 de fevereiro de 2016
21h - Acadêmicos da Rocinha
Entre 21h45 e 21h55 - Alegria da Zona Sul
Entre 22h30 e 22h50 - Unidos do Porto da Pedra
Entre 23h15 e 23h45 - Acadêmicos de Santa Cruz
Entre 0h e 0h40 - Unidos do Viradouro
Entre 0h45 e 1h35 - Renascer de Jacarepaguá
Entre 1h30 e 2h30 - Império da Tijuca

Grupo de Acesso - 6 de fevereiro de 2016
21h - União do Parque Curicica
Entre 21h45 e 21h55 - Paraíso do Tuiuti
Entre 22h30 e 22h50 - Inocentes de Belford Roxo
Entre 23h15 e 23h45 - Império Serrano
Entre 0h e 0h40 - Caprichosos de Pilares
Entre 0h45 e 1h35 - Unidos de Padre Miguel
Entre 1h30 e 2h30 - Acadêmicos do Cubango

0 comentários:

Postar um comentário