Pages

Labels

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Carequinha: centenário terá calendário oficial




O desejo de homenagear o artista circense George Savalla Gomes, que conquistou o público como Palhaço Carequinha, tem reunido diversos setores da sociedade civil e do poder público gonçalense. A partir da iniciativa da comissão formada por familiares do palhaço, jornalistas, professores e produtores culturais, a Prefeitura de São Gonçalo anunciou apoio à inserção da homenagem ao artista no calendário oficial da cidade, onde George Savalla cresceu e morreu, em 2006.

Pelo Legislativo, o vereador Diego São Paio (PRP) se comprometeu a apresentar, assim que o expediente da Câmara recomeçar, um requerimento para a realização de uma sessão solene no dia 18 de julho, data de aniversário de George Savalla, e que neste mesmo dia, São Gonçalo passe a comemorar o Dia Municipal da Alegria.

O planejamento da comissão prevê uma série de atividades com início em julho, mês de nascimento do artista. Segundo o comunicador Frederico Carvalho, que preside o grupo, o objetivo é integrar diferentes ramos da arte.

Também integrante da comissão, a escritora Beatriz dos Santos segue na produção da biografia de George Savalla, cuja previsão de lançamento coincide com a abertura do cronograma do centenário.

“Será uma obra bastante iconográfica, com muitas fotos e entrevistas de familiares e outros personagens ligados a ele”, contou. Além do livro, Beatriz participa da pesquisa para produção do acervo de uma exposição que abordará a trajetória do palhaço.

Homenagem a partir do Carnaval

Mesmo antes da programação oficial, algumas iniciativas já prestarão homenagens ao artista circense. Uma delas será encabeçada pela Banda Gonça, que completa 15 anos neste ano. Participante assídua do Carnaval de São Gonçalo, o grupo musical vai citar o Palhaço Carequinha durante o desfile, embora o enredo oficial narre a carreira do cantor Dudu Nobre.

Filho de trapezistas, George Savalla ingressou na arte circense ainda criança, já como Palhaço Carequinha, nome que o levaria ao sucesso no Brasil e no mundo. Apesar de ter nascido em Rio Bonito devido a uma temporada de espetáculos, George cresceu em são Gonçalo, cidade da qual sempre se orgulhou.

0 comentários:

Postar um comentário