Pages

Labels

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Festival Brasileiro de Cinema Universitário’

Em sua 18ª edição, ‘Festival Brasileiro de Cinema Universitário’ volta a ter sessões no Cine Arte UFF depois de nove anos






Depois de nove anos, está de volta a Niterói o Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que chega à sua 18º edição com uma enorme variedade de filmes. Dessa vez, serão exibidos 10 longas e 136 curtas, divididos em seis categorias. O FBCU vai até o dia 19 de novembro.

O grande destaque do evento esse ano é a reunião entre jurados, diretores e público após a exibição dos filmes na mostra competitiva, que em 2014 traz 30 curtas premiados, como O amor que não ousa dizer seu nome, de Bárbara Roma, e Preto ou Branco!, de Alison Zago.  

A curadoria é toda de um grupo de graduados pela UFF: Guilherme Tristão, Flavia Candida, Aleques Eiterer e Eduardo Cerveira. Tristão é curador do FBCU desde a primeira edição do evento, em 1995. Desde então, muita coisa mudou no cenário do cinema universitário brasileiro.

Eduardo Cerveira é o responsável pela Mostra Internacional, que em 2014 chega à sua 11ª edição.

O material vem de 25 países, como Alemanha, Coreia do Sul, EUA e Rússia. O curador aponta o Festival como uma oportunidade para os universitários brasileiros conhecerem o que é feito em termos de cinema em outros países.

Entre os longas dos ex-alunos está Sudoeste, do niteroiense graduado pela UFF Eduardo Nunes. O filme é uma derivação de Terral, que deu ao cineasta dois prêmios na segunda edição do festival.

Para quem tem interesse em conhecer o cinema feito no Rio de Janeiro, a dica é o Panorama Carioca, com curtas que acabaram não entrando na disputa nacional por conta do número de inscritos.
Serviço:
O que: Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Onde: Teatro da UFF
Quando: Até o dia 19 de novembro

0 comentários:

Postar um comentário