Pages

Labels

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Paço Imperial inaugura mostra 'Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos'


 

 
Um dos personagens mais influentes da arquitetura moderna mundial, Oscar Niemeyer ganha homenagem no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A exposição foi inaugurada em junho no Itaú Cultural, em São Paulo, e em pouco menos de dois meses atraiu um público de 39 mil pessoas. Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos é uma seleção de projetos e materiais raros sobre obras clássicas, além de fotografias e maquetes. O arquiteto que deixou sua marca em Niterói, cidade que tem o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por ele, depois de Brasília. O Caminho Niemeyer é o maior exemplo das mudanças no visual urbano que o arquiteto realizou na Cidade Sorriso. Pela primeira vez após a morte de Niemeyer (dezembro de 2012), é montada uma exposição.


A mostra Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos, que começa amanhã e termina no dia 2 de novembro, em oito salas do Paço Imperial, no Centro do Rio. Serão cerca de 300 obras dispostas em uma área de mais de mil metros quadrados, contando a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira.

O conjunto de obras do Caminho Niemeyer, que está presente na orla de Niterói, é composto pelo Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Memorial Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer, a estação das barcas do Centro, Praça JK, Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e a estação de catamarãs de Charitas. Foram projetadas, ainda, a nova catedral da cidade e a torre panorâmica.
 
 
A mostra, com cenografia assinada por Pedro Mendes da Rocha, oferece ao público um passeio completo por toda a obra do arquiteto, entre plantas, croquis, pranchas emolduradas, linha do tempo, fotografias, maquetes, vídeos e projetos inéditos. A edição no Rio (a exposição já passou por São Paulo) contará com uma sala especial, dedicada apenas a trabalhos do arquiteto destinados à Cidade Maravilhosa, como os desenhos “Estádio Olímpico Nacional” (Maracanã), de 1941; e “Restaurante na Lagoa”, de 1944.
 
 
Dos 70 projetos apresentados na exibição, 51 nunca foram vistos ou construídos. Os inéditos estavam em cadernos descobertos nos acervos da Fundação Oscar Niemeyer, no Rio. Eles nos permitem ver a metodologia do arquiteto e entender um pouco mais de seu modo de conceber, desenhar, escrever e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Com patrocínio do Itaú Unibanco, a Fundação Oscar Niemeyer realizou a digitalização de 4.800 desenhos e croquis originais de seu acervo, e parte desse material está presente na mostra.



Através da parceria com o Itaú Cultural, foi realizada a digitalização do material, patrimônio revelado que se tornou acessível. Entre eles, as casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo, e o plano da cidade de Negev, no deserto de Israel, criado por Niemeyer em 1964.
 
 

O setor dedicado aos clássicos reúne fotografias e maquetes de suas obras emblemáticas e, também, traz novidades. Pela primeira vez são mostrados os originais do conjunto de 20 croquis preparados pelo arquiteto, em 1997, denominados “Aula”.
 
 
Dois longas-metragens sobre o arquiteto poderão ser visualizados na exposição: Oscar Niemeyer – O Filho das Estrelas (2001, do acervo de Instituto Moreira Salles), dirigido por Henri Raillard, onde o próprio Niemeyer conta sua história; e o documentário Oscar Niemeyer – A vida é um sopro, que mostra belas imagens de suas obras, como o Palácio do Planalto, a Universidade de Constantine e o MAC Niterói, além de depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago e Eduardo Galeano, o poeta Ferreira Gullar e o compositor Chico Buarque. Para o primeiro filme, Niemeyer fez uma série de desenhos em uma bobina de 12,5 metros enquanto discorria sobre cada projeto para a filmagem. O rolo do papel estará na mostra.
 
 
De acordo com o curador, a mostra permite entender a metodologia de Niemeyer, assim como seguir seu modo de conceber, desenhar, escrever e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento dos projetos. Ideal tanto para leigos, como para especialistas interessados na obra do grande arquiteto.

Serviço:

Onde: Paço Imperial, Praça XV de Novembro, nº 48 - Centro, Rio de Janeiro – RJ, Tel: 2533-4407

Quando: 14/08 a 02/11/2014 - Terça a domingo, das 12h às 18h.

Quanto: Grátis 

0 comentários:

Postar um comentário